Como correr 10km sem cansar?

Luís Rafael Rocha      sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

COMO CORRER 10KM SEM CANSAR?

Essa é uma dúvida que chegou até nós através do nosso canal no Youtube (Assessoria Esportiva Fórmula da Corrida) e a resposta poderia ser uma receita padrão, mas não é. O técnico de corrida Luís Rafael, da assessoria esportiva Fórmula da Corrida respondeu essa dúvida de forma mais detalhada.

“Você pode correr 10km sem cansar, e qualquer outra distância, o segredo está na evolução do seu treinamento. Se hoje você faz 10km em 1 hora e sente-se cansado para fazer essa distância nesse tempo, proponha como meta baixar esse tempo para 55 minutos, por exemplo. Na jornada em busca dessa meta você irá cansar, pois estará evoluindo, baixando seu pace, e a partir do momento que você conseguir melhorar, a sua corrida de 10km sem cansar vai ser fácil, considerando seu desempenho atual de 1h.

Isso pode parecer confuso, mas se a sua proposta é correr com evolução, baixando seu tempo de 10km, você sempre vai cansar! Essa informação pode ser uma “bomba” para algumas pessoas, porém, se a sua meta é apenas conseguir correr 10km com total conforto, essa é a dica, evolua alguns minutos e depois concentre-se no seu conforto na corrida.

Muitos outros fatores também podem estar relacionados com o cansaço durante a corrida, como o estresse da vida corrida, alguma preocupação no seu ambiente de trabalho, conflito familiar, noite sem dormir, má alimentação, ingestão de bebida, entre outros motivos que podem interferir na sua corrida de 10km sem cansar.

E você deve estar me perguntando, ok Rafael, mas e como eu faço para evoluir nos 10km?  Fazendo variação de treinos. Se você já tem um técnico responsável pelo planejamento dos seus treinos ou uma assessoria esportiva especializada certamente seus treinos já são executados dessa forma, mas se esse não é o seu caso, faça um planejamento e uma programação na sua semana de treinos, alternando entre treinos intervalados, tiros, rodagem e longo. É essa variação de volume e intensidade que farão você evoluir na corrida de 10km, 21km, ou a distância de sua preferência.

Você precisa de uma assessoria esportiva? Vem pra Fórmula da Corrida.

Então, evolua na corrida, faça treinos variados e sua corrida ficará cada vez mais confortável como você jamais imaginou que seria. E lembre-se sempre de que é importante ter objetivos, mas o que deve trazer alegria na sua corrida é o prazer da jornada, é a alegria encontrada nos seus treinos diários.”

Ficou com dúvidas sobre o texto, escreva pra nós nos comentários e siga nosso canal no Youtube (Assessoria esportiva Fórmula da Corrida), lá tem muitas dicas de exercícios, nutrição, equipamentos, e muito mais para você correr cada dia melhor!

Um forte abraço e ótimos treinos!

Luís Rafael Rocha (@rafaelrocha.corrida)

 

#FórmulaDaCorrida

@formuladacorrida

Treinamento de Corrida de Rua / Corrida de Montanha / Trail Running

 

Comentários