5 dicas para correr com chuva

Luís Rafael Rocha      quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

5 DICAS PARA CORRER COM CHUVA

Você costuma matar treino em dias chuvosos? Saiba que a chuva que chega em dias de corrida, nem sempre é um fator ruim, dependendo da temperatura na hora do seu treino ela pode até servir de refresco.

Mas se ainda assim você não se sente confortável em encarar a chuva e cumprir sua planilha de corrida proposta, o técnico de corrida Luís Rafael, da assessoria esportiva Fórmula da Corrida elaborou um check list com 5 dicas pra você correr na chuva e se aventurar em novas experiências, afinal ninguém é feito de açúcar.

 

1ª DICA: Motive-se

A motivação é algo necessário sempre, pois é pensando naquele objetivo, prova ou pace que você costuma correr, certo? Mas se em dias de chuva toda essa empolgação vai embora, então é preciso reforçar a imaginação. Que tal assistir um vídeo no Youtube daquela prova dos sonhos enquanto você se veste pro seu treino? Aposto que no final do vídeo você já estará bem mais animado pra enfrentar a chuva. Afinal, já imaginou você naquela prova, que acabou de se inspirar e exatamente naquele dia desabar uma chuvarada? Lógico que você não vai desistir do seu sonho e certamente a organização não vai mudar a data do evento por causa de um pouco de água.

 

2ª DICA: Coloque sua roupa de treino

Foque em manter a sua rotina de preparação pra corrida, vista-se  com a roupa de treinos normalmente, claro, levando em consideração possíveis mudanças de temperatura devido a chuva, se for o caso. Depois que você estiver motivado e vestido, pronto para sair pro seu treino, já está com 70% de progresso à seu favor para cumprir seu treino.

 

3ª DICA: A escolha do calçado e da meia

Dias chuvosos trazem algumas alterações no seu percurso e isso exige atenção especial na escolha do tênis e da meia para correr. Escolha um tênis menos escorregadio, com solado mais aderente ao piso que você escolheu, seja pista, asfalto ou trilha. Um tênis que faça uma boa drenagem da água que entrar nele e que tenha menos probabilidade de ficar encharcado e pesado, dificultando sua corrida. A mesma ideia se aplica à escolha da meia, que ela tenha boa drenagem e material respirável, não felpuda demais, pois quando estiver molhada pode facilitar o surgimento de bolhas e machucados nos pés.

 

4ª DICA: Usar boné ou viseira

A aba tem a função de proteger os seus olhos dos pingos de chuva que realmente atrapalham a visão durante a corrida, além de absorver parte da água que possa escorrer pelo couro cabeludo até os olhos, misturado com suor causando ardência. Quem já viu o filme “Forrest Gump” onde o personagem passa meses correndo, deve lembrar que durante toda sua jornada ele usou um boné, então, essa é uma dica valiosa com toda certeza.

 

5ª DICA: Aquecer o corpo em ambiente coberto

Se está difícil sair pra correr com chuva, imagine-se saindo na chuva também para alongar e tentar aquecer o corpo já molhado, certamente você irá desistir antes mesmo de começar , além de correr o risco de ficar doente. Então, faça a ativação, alongamento e aquecimento em um local protegido da chuva, para só depois dessa sequência completa sair pra correr, aí sim, é só começar!

 

Todas essas 5 dicas para correr com chuva são simples e eficazes, e elas podem te auxiliar no bom andamento da sua planilha de treinamento, afinal, todos os treinos que são propostos pelo seu técnico de corrida tem um porque de serem assim e manter a sequência é importante.

Uma atenção mais especial precisa ser dada no caso de você morar em um local onde as temperaturas são negativas ou próximas a 0°C, pois chuva e baixas temperaturas podem trazer novas dificuldades para o seu treinamento.

 

O técnico de corrida da assessoria esportiva Fórmula da Corrida também dá dicas de itens indispensáveis para você correr no frio, assista o vídeo.

 

Colocando em prática essas dicas pra correr com chuva, é só começar sua corrida e nunca mais perder condicionamento por não realizar determinado treino proposto pelo seu técnico, combinado?

Se você tem mais alguma dica valiosa que te ajuda a manter o foco em dias mais difíceis, compartilhe conosco nos comentários abaixo, será muito bom aprender novas técnicas e ouvir suas sugestões.

Um forte abraço e ótimos treinos!

Luís Rafael Rocha (@rafaelrocha.corrida)

 

#FórmulaDaCorrida

@formuladacorrida

Treinamento de Corrida de Rua / Corrida de Montanha / Trail Running

Comentários